terça-feira, 7 de junho de 2016

A Primeira Guerra Mundial

Neste artigo recomendamos uma série de filmes sobre a Primeira Guerra Mundial, conflito iniciado em 28 de junho de 1914 pelo Império Austro-Húngaro, em resposta ao assassinato do príncipe-herdeiro austríaco (o arquiduque Francisco Ferdinando) pelo sérvio Gavrilo Princip.

Embora a iniciativa da guerra tenha partido dos austríacos contra os sérvios, o maior palco do conflito foi na fronteira entre a França e a Alemanha, mais precisamente em território francês.

E é no território francês em disputa que se passa o filme Feliz Natal, de 2005. Ele trata sobre a trégua da Primeira Guerra Mundial em dezembro de 1914, retratada através dos olhos de soldados franceses, escoceses e alemães. Com Guillaume Canet interpretanto o tenente francês Audebert, Daniel Brühl no papel do tenente alemão Horstmayer e Alex Ferns como o tenente escocês Gordon. 

Feliz Natal
O filme Cavalo de Guerra mostra as drásticas mudanças na organização dos exércitos no início da Primeira Guerra Mundial. A cavalaria, que por séculos foi um componente de velocidade nos campos de batalha, foi rapidamente desarticulada graças aos avançados da tecnologia de artilharia, mais precisamente da metralhadora, que neutralizou a guerra de movimento por quase três anos.

Cavalo de Guerra

A Batalha de Passchendaele, com Paul Gross no papel do sargento canadense de origem britânica Michael Dunne e com Caroline Dhavernas no papel da enfermeira canadense de origem alemã Sarah, tem como clímax a Terceira Batalha de Ypres, ocorrida entre junho e novembro de 1917, quando franceses, britânicos e seus aliados (canadenses, australianos, neozelandeses e sul-africanos) lançaram uma ofensiva para tomar a região ao sul e leste da cidade belga de Ypres. Ela terminou com a tomada da cidade de Passchendaele pelos canadenses.

A Batalha de Passchendaele

O Último Batalhão conta a história de um batalhão estadunidense formado por  imigrantes e liderado pelo Major Charles White Whittlesey, interpretado por Rick Schroder. Esse batalhão foi enviado em uma missão suicida em 1918 e acabou cercado pelos alemães sem receber qualquer apoio dos franceses.

O Último Batalhão

A história do maior ás da aviação alemã na Primeira Guerra Mundial, Manfried Von Richtoffen, o Barão Vermelho, é contada no filme que leva a alcunha que lhe foi dada pelos ingleses. O filme mostra com detalhes como eram as batalhas aéreas conhecidas como "brigas de cachorro" e conta com uma aparição de Adolf Hitler, que era cabo na Primeira Guerra.



O filme Uma Promessa, com Rebecca Hall no papel da esposa de um rico industrial alemão, não tem uma cena de batalha, entretanto mostra um pouco do cotidiano da Alemanha antes, durante e depois da Primeira Guerra Mundial, finalizando com o início do movimento nazista.

  
O filme Eterno Amor, protagonizado por Audrey Tatou, se inicia após a Primeira Guerra Mundial, com uma garota francesa em busca de seu namorado que desapareceu nas trincheiras e foi dado como morto. Mas a partir das histórias contadas pelas pessoas às quais ela interroga temos flashbacks de vários momentos do conflito e do cotidiano das famílias dos soldados em Paris.


O filme Promessas de Guerra tem Russell Crowe no papel do pai de três soldados australianos membros do ANZAC (Australian and Neozeland Army Corps), o exército das colônias oceânicas da Inglaterra. Esse filme é peculiar por mostrar um fato pouco conhecido da Primeira Guerra, a Campanha de Galípoli, ou Batalha de Dardanelos, onde os ANZACs foram derrotados pelos turcos otomanos. Em adição, o filme mostra o início da Guerra Greco-Turca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário