domingo, 6 de março de 2016

A ocupação do Japão após a Segunda Guerra Mundial

Em 2 de setembro de 1945, oficiais do governo japonês representando o imperador Hirohito assinaram a ata de rendição incondicional de seu país às Forças Aliadas a bordo do couraçado USS Missouri. Isso formalizou a ocupação iniciada no dia 28 de agosto, quando as tropas do general James McArthur desembarcaram no arquipélago japonês. Para compreender melhor esse momento, indicamos três filmes.

Primeiro, a visão do homem comum, ou melhor de uma figura comum no Japão, uma gueixa. O filme Memórias de uma Gueixa, protagonizado pela chinesa Zhang Ziyi no papel da gueixa Sayuri, mostra como foi o início da ocupação norte-americana do Japão.


O filme Emperor (Imperador), com Tommy Lee Jones no papel do general Douglas MacArthur, comandante da ocupação do Japão, mostra a investigação que o exército norte-americano empreendeu para determinar quais membros do governo japonês seriam julgados por crimes de guerra. O foco do filme é mostrar, do ponto de vista dos norte-americanos, como foi conduzida a investigação sobre a participação do imperador Hiroíto nas decisões sobre as ações de guerra de seu país.



O filme O Sol, com Issey Ogata no papel do imperador Hiroíto, é mais focado em mostrar a personalidade do regente japonês e o estabelecimento de suas relações com o general Douglas MacArthur.


Nenhum comentário:

Postar um comentário